O 丹田 Tanden ou 腹 Hara e sua importância no Reiki


Como já mencionei acima, esse é o reservatório de energia ki, Qi ou prana. Todas significam a mesma coisa, dependendo da origem do estudo, japonês, chinês, indiano, citei esses, que são os que são mais abordados no nosso universo de estudo, porem sabemos existir muitos outros. O Tanden ou Hara é o nosso centro de vitalidade.

De origem japonesa, Hara é a região abdominal, que compreende toda a região anatômica e energética.

Na medicina japonesa, representa a área que vai desde o esterno até à púbis, ocupando a largura do nosso corpo. Ele fica abaixo do umbigo. Seu nome em japonês é Tanden, em chinês é considerado o baixo dantian. Nosso centro de energia e também de equilíbrio. Damos o nome concreto de seika tanden (臍下丹田 centro do baixo ventre). É o centro através do qual adquirimos a atenção sobre o corpo, é onde encontramos força e equilíbrio.

Praticantes de artes marciais usam esse ponto para intensificar o fluxo de energia no ponto Hara ou Tanden, como reservatório de energia, equilíbrio, maestria para os lutadores que precisam da ação rápida e certeira, sem pensar, para a defesa e ataque com o oponente.

Na prática de Reiki podemos centrar-nos no seika tanden para fazer a meditação gassho, e com essa respiração Joshin Koky-Ho para aumentar a energia e também para reciclar a energia.

Até breve amigos, no próximo post vou ensinar outra forma de armazenar energia no Tanden.

Abraços Reikianos e beijos budicos !!!

Namastê !!!


Posts Em Destaque
Posts Recentes