“O Trote nas faculdades e a saúde emocional na Medicina.”


Não gosto de abobar assuntos tristes, mas é necessária a reflexão sempre.

É frequente nas faculdades de medicina, área que trabalha com a saúde na sua forma mais abrangente, sabermos de episódios de trotes violentos, humilhantes, com mortes em alguns casos.

Mas uma vez uma lamentável ocorrência de trote em Franca, São Paulo.

Um desequilíbrio muito grande está acontecendo aqui!

Esses jovens veteranos deveriam estar com outro tipo de consciência em relação aos seus colegas de faculdade, tendo respeito por eles, tendo cuidado e apreço por suas vidas!

A humilhação, não é algo que seja engraçado, que podemos chamar de humor, e quem não queira participar seja mal humorado, ou não tenha espirito esportivo. A humilhação é manipulação, intimidação, falta de humor e criatividade!

Os corpos docentes das faculdades de medicina deveriam refletir mais sobre essa questão, sobre a saúde emocional dos seus alunos; o que faz com que estes trotes sejam tão violentos e humilhantes? Essa reflexão já passou do tempo de ser colocada em pauta, já que no futuro serão eles que estarão cuidando da saúde de todos. O quanto não seria essencial fazer parte da grade curricular desta disciplina, a meditação, para maior controle dos pensamentos, e emoções, ajudando integralmente para maior aproveitamento de todo conteúdo, e prática que não é pouco.

Sabemos que o excesso de estudo, noites mal dormidas podem causar transtornos sem uma boa alimentação o devido descanso, e que esse episódio talvez seja até uma catarse, mas essa energia precisa ser trabalhada, transformada em uma coisa boa, em algo construtivo, que a meditação e terapias vibracionais podem ajudar.

A medicina Tradicional, ainda vê de forma errônea, e sem nenhuma curiosidade essa área da saúde, e muitos não a reconhecem. A medicina holística não pretende eliminar a tradicional, pois as duas são necessárias, o ideal seria que as duas trabalhassem juntas. Já podemos ver avanços em alguns hospitais, e no SUS, em agregar Terapias vibracionais, como o Reiki, Acupuntura, meditação, cromoterapia e outros...

Sabemos que para manter a saúde física, precisamos de um conjunto de comportamentos diários. Boa nutrição física e intelectual, bons pensamentos, boas emoções, mexer o corpo, fazendo esporte, yoga, é uma ótima opção, que é bem abrangente, cultivar boas amizades, reservar a hora do lazer, saber seu propósito de vida, cultivar sonhos, lutar por eles, ser feliz e grato por tudo!

Fica a dica e reflexão para quem é da área, não estou generalizando uma situação, nem os profissionais, estou apenas levantando uma reflexão para algo que há muito tempo penso, que seria fundamental que os médicos saíssem das faculdades sabendo meditar, com certeza, sua residências seriam mais tranquilas, e os médicos estariam com mais serenidade para aguentar as cargas pesadas de trabalho, e o fato de ter que lidar diariamente com vidas e sofrimento.

E nos casos dos trotes, com certeza, essa catarse, para deixarmos o assunto mais ameno, poderá ser transformada de forma adequada em algo saudável e construtivo!

Namastê!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

© 2018 by Ottica AudioVisual